Imagens Devocionais
Desde sempre o homem representou o conhecimento do que era natural e sobrenatural por meio de pinturas, esculturas e história. Estes meios servem para auxiliar na visualização do invisível - Para explicar o que não pode ser explicado com palavras.
Com a Queda a intimidade com Deus foi corrompida. Com isso o homem passou a confundir tudo e representá-los, idolatricamente, como deuses. Neste contexto o próprio Deus proibiu a representação de tais imagens, alinhando este ao 1º Mandamento do Decálogo.
Contudo, essa proibição no A.T. se dava expressamente às ordens de Deus contra tal idolatria. Lembre-se que Deus ordenou e permitiu a instituição de imagens que conduziriam simbolicamente à salvação pelo Verbo encarnado, e como exemplo disso temos a serpente de bronze ou a Arca da Aliança com seus querubins.
O culto cristão às imagens não é contrário ao primeiro mandamento porque a honra que se presta a uma imagem pertence a quem nelas é representado, com isso queremos dizer que se venera uma imagem não pela imagem em si, mas sim, pelo que esta representa.
A VENERATIO - ARTE CATÓLICA TRABALHA PRINCIPALMENTE COM PRODUTOS FEITOS SOB ENCOMENDA E INDIVIDUALIZADOS. ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP: (13) 991916536
Nenhum produto